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De zero a ..., 2000.Instalação de 5.000 balinhas sobre parede. Dimensões vairáveis.

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De zero a ..., 2000.Instalação de 5.000 balinhas sobre parede. Dimensões vairáveis.

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De zero a ..., 2000 - detalhe.

domingo, 27 de junho de 2010

Trajetos


















No início dos anos de 1980, Edney Antunes precocemente apresentou-se ao meio artístico. Autodidata, buscou uma formação solitária, direcionada ao acompanhamento das questões tratadas pela arte brasileira. Antunes passou por muitas fases até chegar a desenvolver trabalhos de consistência – o que ocorreu mais para o final da década. Cabe salientar que o artista desde essa época desenvolveu sua carreira através de participações em Salões e mostras coletivas, e não por meio de exibições individuais. Seu trabalho incorporou repertórios divulgados pelas estéticas do Grafite e do Neo- expressionismo que eram algumas das vogas de então. O artista juntamente com Nonato (artista que integrava o “Atelier Inhumas”) fundou o Grupo Pincel Atômico que respondeu por intervenções de grafite de arte em muitos locais de Goiânia. A experiência com grafite foi concomitante com desenrolar de pinturas em que a figuração humorada e meio pop articulava elementos extraídos do cotidiano, como carros ou comida, revestidos com a citação de uma pele animal executada com cores ácidas, e também com o desenrolar de trabalhos com suportes recortados com figurações que remetiam aos ícones da cultura pop. No final da década, explorou questões relacionadas com representação e gestualidade, abstração e materialidade, e obteve sucessivas premiações nos Salões goianos. As pesquisas matéricas perduraram nos primeiros anos da década de 1990, configuradas nos “Totens” que vergavam o plano à dimensão tridimensional.






















Apesar de ter investido no início dos anos 90 na pintura, Edney Antunes logo se concentrou na elaboração de instalações baseadas em diversas apropriações e que enveredavam por reflexões de ordem política, pelo cruzamento de cultura popular com cultura de massas, pelo interesse em tratar temas relacionados com a marginalização cultural e a exclusão social. Depoimentos de pedintes e excluídos foram estampados em camisetas, a imagem de seu auto-retrato como seqüestrador cercada de imagens roubadas da História da Arte, fotos de crianças com tarja nos olhos figuradas como estampas em papéis de balinhas, retratos de adolescentes negros, fotografias de Michael Jackson e da ovelha Dolly com espelhos que refletiam a imagem do público no interior da obra, ou ainda, carimbos para o público carimbar uma imagem em seu corpo, eram manobras que solicitavam uma atitude mais ativa e responsável para com os problemas do mundo real.
















Texto de Carlos Sena - Arte Contemporânea de Goiás, de 1970 à atualidade.

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